sexta-feira, 16 de abril de 2010

Deus dos Cristãos é Bipolar

Se a Bíblia for a verdade revelada ela só nos permite uma conclusão: Deus sofre de transtorno bipolar! Só isso é capaz de explicar o comportamento inconstante e contraditório da entidade. O mesmo que é capaz de destruir o mundo, cidades, incentivar guerras e assassinatos, inclusive de inocentes, apenas porque ele, egoisticamente, não gostava do comportamento moral de um povo ou porque queria dar uma terra para seus queridinhos, resolve, num belo momento, se sacrificar por toda a humanidade.
Não, definitivamente o Deus do Pentateuco não é capaz de se sacrificar por nada nem por ninguém, é um Deus egoísta, controlador, etnocêntrico e manipulador. Em nada lembra o Deus de Jesus, que é puro amor e abnegação.
Um Deus que destroi uma cidade apenas porque lá se pratica sexo anal não é capaz de se doar numa cruz.
Nos primórdios do cristianismo, tinha uma corrente gnóstica que dizia que o Deus do velho testamento não é o mesmo Deus pai de Jesus. Eles seriam divindades diferentes e inimigas. De certa forma, o Deus pai de Jesus vem retomar o mundo das mãos do Deus tirano. e, pasmem, é esse Deus tirano que tenta Jesus no deserto. De certa forma, o Deus tirano se confunde com o demônio, afinal é o Deus, o Príncipe deste mundo. Apesar de simplista, essa mitologia faz bem mais sentido do que qualquer teologia rebuscada para explicar que seres tão diferentes são a mesma entidade.
Tem um livro que li de ficção uma vez,  infelizmente esqueci o nome, que, de certa forma, retoma esta mitologia gnóstica, explicando, no seu decorrer, que existe um Deus criador do universo, que delega a Deuses menores o "reinado" sobre os planetas. E esse Deus do universo se decepciona com as atitudes do Deus da Terra, e resolve enviar seu filho, um Deus superior aos outros para se sacrificar e retirar o Deus tirano do domínio da Terra. É bem interessante. E mais uma vez, faz mais sentido do que a explicação de Deus tirano e Deus amor serem uma só figura.
Mas, deixando as divagações gnóstico-mitológicas, se fosse obrigado a escolher um Deus, escolheria o Deus amor ao Deus tirano, me confortaria mais crer em um Deus amor. Pena que os cristãos, em sua maioria, sejam católicos, evangélicos ou ortodoxos, embora falem em crer em um Deus amor, pregam e agem conforme o Deus tirano.

Nenhum comentário: