segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Meia Entrada e a Elitização do Acesso à Cultura e Entretenimento

Com o intuito de possibilitar o acesso de estudantes universitários a eventos culturais surgiu a meia entrada. Estando o jovem universitário em formação ampla, que deve ir além dos conhecimentos puramente técnicos de sua área acadêmica, e, por vezes, impossibilitado de ingressar no mercado de trabalho, devido à carga horária que lhe é exigida pelo curso, nada mais natural e importante que criar mecanismos de os mesmos acessarem à cultura. Mas o que seria um mecanismo de inclusão, vem se tornando um mecanismo de exclusão, pois para garantir o benefício à meia entrada, os produtores estão colocando os ingressos a preços altíssimos, como podemos ver no Festival Lollaoalooza BR, que terá ingressos vendidos a R$ 500,00, ante os R$ 210,00 cobrados na edição chilena do festival, onde não haverá meia entrada. Como isso veio a acontecer? Vários fatores explicam isto. Primeiro, houve um crescente e desejado acesso ao ensino superior. Ora isso faz com que a população com direito a meia entrada devido estar cursando nível superior, aumentasse muito. Além disso, o fato (justo) de não se exigir mais a inscrição na UNE para o direito à meia entrada, facilitou muito o acesso ao benefício da meia entrada aos universitários. Além disso, devemos lembrar a extensão desenfreada do benefício da meia entrada a outros estudantes, tais como do Ensino Médio, cursos técnicos, pós-graduações, dentre outros. Agora também tivemos a expansão do direito à meia-entrada à 3ª Idade, sem nenhuma observância de critério sócio-econômico, é milionário, mas é idoso, tem direito à meia entrada.
Outro fator que explica isso também, é a facilidade de acesso a carteirinhas estudantis de certas entidades, que fornecem carteirinhas de estudante ainda que a pessoa só esteja cursando, sei lá, um curso de inglês.
Outra coisa que é de se questionar, o conceito de cultura. Será que um show de música, onde as pessoas vão para beber, arrumarem alguém para fazer sexo possa ser considerado como evento cultural? Será que um show de stand up pode ser considerado um evento cultural? Será que isso acrescenta algo à bagagem cultural das pessoas. Acredito que não. Um show popular é entretenimento, bem como um show de stand up. Não estou aqui desmerecendo os profssionais que atuam neste, porque vou a shows, vou a stand up, mas neste caso vou apenas para me divertir, quando quero me enriquecer culturalmente vou a outros eventos.
Por fim, deixo aqui uma questão, será justo um jovem de classe média, estudante, ter direito à meia entrada e um jovem da classe baixa, que tem de trabalhar e não teve condições de fazer uma faculdade, pagar inteira? Acho que não....
Tudo isso gera estas distorções, ingressos caríssimos, para bancar quem paga meia.Muitos eventos driblam isso, possibilitando o acesso de todos à meia, por exemplo, a quem doar um 1 kg de alimento, ou seja, cobram um valor de inteira alto, mas ampliam o escopo de quem tem direito à meia. Mas outros eventos não fazem isso, fazendo com que as pessoas que não tem direito a meia paguem o dobro do valor do ingresso do que se não houvesse meia inteira. Por que o direito à "meia entrada" de alguns acabou se tornando o dever de pagar "entrada dupla" de quem não tem o benefício. Veja o exemplo do Lollapalooza BR...
Só uma observação, eu tenho direito a meia entrada, como universitário, mas sinceramente, preferia ingressos a eventos culturais e os de mero entretenimento mais acessíveis a todos! Ainda que isso só pudesse ser alcançado com o fim da meia entrada.

Nenhum comentário: